Antes do início da cimeira, o Presidente da República de França, Emmanuel Macron, terá um almoço de trabalho com António Costa, disse fonte oficial do Governo português à agência Lusa.

A cimeira sobre interconexões energéticas no sudoeste europeu realizar-se-á da parte da tarde, já com a presença do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

No mesmo dia, pela manhã, António Costa e Emmanuel Macron estarão juntos, na Fundação Calouste Gulbenkian, numa iniciativa intitulada "Encontro com cidadãos”, que durará cerca de hora e meia. O chefe de Estado francês e o primeiro-ministro português vão responder a algumas perguntas formuladas pela assistência sobre os principais temas da agenda europeia.

Um encontro com idênticas características foi promovido no Porto, por ocasião da recente visita a Portugal da chanceler alemã, Angela Merkel.

Na cimeira, que terá lugar no centro de Lisboa, está também prevista a presença do presidente do Banco Europeu de Investimentos (BEI), Werner Hoyer.

"O objetivo central da cimeira é avançar no cumprimento do objetivo europeu em matéria de energia e combate às alterações climáticas", acrescentou à agência Lusa a mesma fonte do Governo português.