De acordo com o instituto, o arquipélago da Madeira vai estar sob ‘Aviso Amarelo’ entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de terça-feira devido à previsão de chuva por vezes forte. O mesmo tipo de alerta é lançado para o distrito de Faro, mas com um período temporal alargado: entre as 21:00 de terça-feira e as 06:00 de quinta-feira devido à previsão de agitação marítima com ondas de sueste com 2 a 2,5 metros.

O ‘Aviso Amarelo’ é o menos grave de uma escala de quatro e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje na Madeira períodos de céu muito nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade, aguaceiros fracos, até ao final da manhã, mais frequentes nas vertentes norte e zonas montanhosas e períodos de chuva, por vezes forte, para o final do dia.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de norte, rodando para sudoeste a partir do meio da tarde, e tornando-se moderado a forte nas zonas montanhosas para o final do dia e pequena descida da temperatura mínima. No Funchal as temperaturas vão oscilar entre 15 e 21 graus Celsius.

Para hoje no continente, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do interior e, a partir do meio da tarde, no litoral da região Sul, vento fraco, soprando moderado do quadrante leste nas terras altas até ao final da manhã.

A previsão aponta ainda para formação de gelo ou geada nas regiões do interior Norte e Centro, neblina ou nevoeiro matinal, que poderá persistir em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta, pequena descida da temperatura mínima e subida da máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 11 e 16 graus celsius, no Porto entre 08 e 17, em Vila Real e Viseu entre 04 e 12, em Bragança entre 03 e 13, na Guarda entre 03 e 09, em Castelo Branco entre 07 e 14, em Santarém entre 07 e 17, em Évora entre 04 e 15, em Beja entre 06 e 15 e em Faro entre 09 e 19.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.