De acordo com uma nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "endereçou uma mensagem de felicitações à presidente Ursula von der Leyen", no dia em que o Parlamento Europeu votou favoravelmente o novo colégio de comissários.

"Ao notar a centralidade do papel da Comissão Europeia na resposta aos múltiplos desafios com que a União Europeia está confrontada, e portanto na resposta aos anseios e preocupações dos cidadãos europeus, bem como aos seus sonhos e aspirações, o Presidente da República afirmou que o novo colégio de comissários e a sua nova presidente poderão contar decisivamente com Portugal", lê-se na mesma nota.

O primeiro-ministro, António Costa, também saudou hoje a alemã Ursula von der Leyen e os elementos da sua equipa pela sua eleição como membros da nova Comissão Europeia, declarando esperar desenvolver em "estreita coordenação" uma "agenda progressista" para a União Europeia.

Esta posição de António Costa foi transmitida na sua conta oficial na rede social Twitter, momentos depois de o Parlamento Europeu ter aprovado o colégio da nova Comissão Europeia presidida por Ursula Von der Leyen, que iniciará funções no domingo, 01 de dezembro.

"Parabéns Ursula von der Leyen e à nova equipa da Comissão Europeia pela eleição de hoje. Aguardamos com expectativa o trabalho a desenvolver em estreita coordenação convosco e com o Parlamento Europeu para a implementação de uma agenda progressista para a União Europeia", escreveu o líder do executivo português.

O novo executivo comunitário, em que a comissária designada por Portugal, Elisa Ferreira, será responsável pela pasta da Coesão e Reformas, foi aprovado pelos eurodeputados com 461 votos a favor, 157 contra e 89 abstenções, num total de 707 votos expressos.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.