Luís Montenegro chegou perto das 18h00 ao Palácio de Belém, onde foi recebido então por Marcelo Rebelo de Sousa, com quem esteve durante quase hora e meia, tendo reconhecido que "foi uma boa reunião, falámos sobre muitos temas.

“Quanto à composição do Governo, saber-se-á mais logo”, afirmou o atual primeiro-ministro.

Por volta das 22h15, a lista dos secretários de Estado foi divulgada no site da Presidência da República. A posse dos secretários de Estado está marcada para sexta-feira, às 18:00, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

De notar que os Assuntos Europeus regressam à dependência do Ministério dos Negócios Estrangeiros e serão assumidos por Inês Domingos, ex-assessora económica da Presidência, enquanto o ex-consultor da Casa Civil Nuno Sampaio ficará com os Negócios Estrangeiros e Cooperação, segundo informação oficial.

De acordo com uma nota publicada no portal da Presidência da República na internet, o o ministério liderado pelo ministro de Estado Paulo Rangel terá, no Governo liderado por Luís Montenegro, a tutela de três pastas: Assuntos Europeus, Negócios Estrangeiros e Cooperação e Comunidades Portuguesas. Deixa de figurar, como até agora, a Internacionalização.

A atual diretora do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, Lurdes Craveiro, vai ser a nova secretária de Estado da Cultura, anunciou hoje o Governo. Lurdes Craveiro, que toma posse na sexta-feira, junta-se ao ministério liderado pela também historiadora e ex-diretora do Mosteiros dos Jerónimos e Torre de Belém, Dalila Rodrigues. A tutela da Cultura ficará assim nas mãos de duas personalidades ligadas às áreas do património e museologia.

Já o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, regressa a uma função que já ocupou nos XV, XIX e XX governos constitucionais.

O antigo deputado e ‘vice’ da bancada do PSD Carlos Abreu Amorim será secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares e Paulo Lopes Marcelo, antigo chefe de gabinete de Moreira da Silva, ficará na Presidência do Conselho de ministros. Assim, Luís Montenegro não terá nenhum secretário de Estado na sua direta dependência, ao contrário do ex-chefe de Governo, António Costa, que no final do XXIII Governo constitucional tinha quatro.

Nas pastas mais políticas, o Ministério dos Assuntos Parlamentares, tutelado por Pedro Duarte, terá duas secretarias de Estado. Carlos Abreu Amorim, doutorado em Direito e docente universitário, regressará ao centro do palco político, como secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares. Abreu Amorim, 60 anos, foi deputado entre 2011 e 2019 e vice-presidente da bancada durante as lideranças do grupo parlamentar de Luís Montenegro e Hugo Soares, tendo-se mostrado indisponível para se manter no cargo quando Rui Rio assumiu a presidência do PSD.

Sob a tutela dos Assuntos Parlamentares ficará ainda o Desporto, que terá como secretário de Estado o gestor desportivo Pedro Dias. Em relação ao anterior executivo, saem deste Ministério a secretaria de Estado da Igualdade e a da Juventude (que acumulava com o Desporto), que passam para o novo Ministério da Juventude e Modernização, mas já sem as Migrações.

No Ministério da Presidência, liderado por António Leitão Amaro, haverá dois secretários de Estado: Paulo Lopes Marcelo, na Presidência do Conselho de Ministros, e Rui Armindo Freiras, Adjunto e da Presidência. Paulo Lopes Marcelo é advogado e docente universitário, mestre em Direito Europeu, e foi chefe de gabinete do ex-ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e atual dirigente das Nações Unidas Jorge Moreira da Silva. Rui Armindo Freitas, licenciado em Economia, é administrador de empresas do setor da comunicação social (do grupo Global Media) e era coordenador da área de Investimentos e Fundos estruturais do Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD.

Em relação ao XXIII Governo, o Ministério da Presidência fica sem as áreas do Planeamento e da Administração Pública, regressando esta última ao Ministério das Finanças.

O antigo deputado do CDS-PP Álvaro Castello-Branco e a docente e especialista em relações internacionais Ana Isabel Xavier são os dois novos secretários de Estado da Defesa, ministério liderado pelo presidente centrista, Nuno Melo: Álvaro Castello-Branco será secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional e Ana Isabel Xavier secretária de Estado da Defesa Nacional.

O vice-presidente do CDS-PP Álvaro Castello-Branco tem 62 anos, é licenciado em Direito e foi deputado centrista entre 1999 e 2009, regressando ao parlamento entre 2015 e 2019. Foi também vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e Administrador das Águas de Portugal.

Ana Isabel Xavier é professora associada em Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa e ISCTE, é investigadora integrada no Centro de Estudos Internacionais e conferencista convidada da Academia da Força Aérea. Exerceu as funções de Subdiretora Geral de Política de Defesa Nacional (2015-2017), Presidente da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional (2014-2016) e Presidente da Associação dos Jovens Auditores para a defesa, segurança e cidadania (2009-2013).

Era coordenadora do Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD, órgão consultivo da direção que preparou as bases do programa eleitoral do partido, na área da Defesa Nacional. É ainda comentadora para os assuntos internacionais da RTP.

No anterior Governo, que tomou posse em março de 2022, o terceiro liderado pelo socialista António Costa, a ministra Helena Carreiras tinha apenas um secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires. O diplomata substituiu neste cargo Marco Capitão Ferreira, que se demitiu em 7 de julho, dia em que foi constituído arguido no âmbito do processo “Tempestade Perfeita”.

A pasta da Igualdade passa a ser uma secretaria de Estado sob a tutela do novo Ministério da Juventude e Modernização, tendo o Executivo deixado cair as migrações, sem qualquer secretaria de Estado na nova orgânica de Governo. Carla Mouro, que já foi presidente do Conselho Nacional de Juventude e assessora da Presidência da República em ambos os mandatos de Cavaco Silva em Belém, é a nova secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, pasta que fica na dependência do novo Ministério da Juventude e Modernização, tutelado pela antiga líder da Juventude Social-Democrata (JSD) Margarida Balseiro Lopes.

No anterior governo socialista, liderado por António Costa, a pasta da Igualdade integrava também as Migrações, na dependência da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, sendo que as migrações deixam de ter secretaria de Estado neste novo Executivo.

Carla Mouro nasceu em Castelo Branco, em 1977, e licenciou-se em Relações Internacionais pela Universidade Lusófona, tendo ainda concluído um programa sobre liderança e inovação na universidade norte-americana Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 2021, segundo as informações disponíveis no seu perfil na rede social profissional LinkedIn.

Foi atleta de alta competição em atletismo, presidente do Conselho Nacional de Juventude entre 2002 e 2007, e consultora das Nações Unidas, tendo trabalhado na promoção em projetos de politicas da juventude, segundo o mesmo perfil.

Foi assessora da Presidência da República, nos mandatos de Cavaco Silva, entre 2008 e 2016 e desde 2018 é presidente executiva da Fundação da Juventude.

No ministério de Margarida Balseiro Lopes fica ainda a pasta da modernização e da digitalização, que no anterior executivo estava na dependência direta do ex-primeiro-ministro António Costa.

O novo secretário de Estado da Modernização e da Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva, é professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, sendo investigador e especializado em engenharia informática.

MINISTÉRIO DE ESTADO E DE NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

SECRETÁRIO DE ESTADO DOS ASSUNTOS EUROPEUS
INÊS CARMELO ROSA CALADO LOPES DOMINGOS

SECRETÁRIO DE ESTADO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E DA COOPERAÇÃO
NUNO RICARDO RIBEIRO DE CARVALHO DE AZEVEDO SAMPAIO

SECRETÁRIO DE ESTADO DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS
JOSÉ DE ALMEIDA CESÁRIO

MINISTÉRIO DE ESTADO E DAS FINANÇAS
SECRETÁRIO DE ESTADO DO ORÇAMENTO
JOSÉ MARIA GONÇALVES PEREIRA BRANDÃO DE BRITO

SECRETÁRIA DE ESTADO DOS ASSUNTOS FISCAIS
CLÁUDIA MARIA DOS REIS DUARTE MELO DE CARVALHO

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TESOURO E DAS FINANÇAS
JOÃO ALEXANDRE DA SILVA LOPES

SECRETÁRIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
MARISA DA LUZ BENTO GARRIDO MARQUES OLIVEIRA

MINISTÉRIO DA PRESIDÊNCIA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
PAULO JOSÉ MARTINS RAPOSO LOPES MARCELO

SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA PRESIDÊNCIA
RUI ARMINDO DA COSTA FREITAS

MINISTÉRIO DA COESÃO TERRITORIAL

SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
HÉLDER MANUEL GOMES DOS REIS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL
HERNÂNI DIAS

MINISTÉRIO DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES

SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES
CARLOS EDUARDO ALMEIDA DE ABREU AMORIM

SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESPORTO
PEDRO MIGUEL PEREIRA DIAS

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL

SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA DEFESA NACIONAL
ÁLVARO CASTELO BRANCO

SECRETÁRIA DE ESTADO DA DEFESA NACIONAL
ANA ISABEL XAVIER

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA JUSTIÇA
MARIA JOSÉ DIAS DA MOTA MAGALHÃES DE BARROS

SECRETÁRIA DE ESTADO DA JUSTIÇA
MARIA CLARA FIGUEIREDO

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA
TELMO AUGUSTO JANES DE NORONHA CÔRREA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA PROTEÇÃO CIVIL
PAULO SIMÕES RIBEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E INOVAÇÃO

SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA EDUCAÇÃO
MANUEL ALEXANDRE MATEUS HOMEM CRISTO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PEDRO TIAGO DANTAS MACHADO DA CUNHA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA CIÊNCIA
ANA MARIA SEVERINO DE ALMEIDA PAIVA

MINISTÉRIO DA SAÚDE

SECRETÁRIA DE ESTADO DA SAÚDE
ANA MARGARIDA PINHEIRO POVO

SECRETÁRIA DE ESTADO DA GESTÃO DA SAÚDE
CRISTINA ALEXANDRA RODRIGUES DA CRUZ VAZ TOMÉ

MINISTÉRIO DAS INFRAESTRUTURAS E HABITAÇÃO

SECRETÁRIO DE ESTADO DAS INFRAESTRUTURAS
HUGO MORATO ALFACE DO ESPÍRITO SANTO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA MOBILIDADE
CRISTINA MARIA DOS SANTOS PINTO DIAS

SECRETÁRIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO
PATRÍCIA GONÇALVES COSTA DE MACHADO SANTOS

MINISTÉRIO DA ECONOMIA

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO
PEDRO MANUEL MONTEIRO MACHADO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA ECONOMIA
JOÃO RUI DA SILVA GOMES FERREIRA

SECRETÁRIA DE ESTADO DO MAR
LÍDIA BULCÃO

MINISTÉRIO DO TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRABALHO
ADRIANO RAFAEL SOUSA MOREIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA SEGURANÇA SOCIAL
JORGE MANUEL DE ALMEIDA CAMPINO

SECRETÁRIA DE ESTADO DA AÇÃO SOCIAL E DA INCLUSÃO
CLARA MARQUES MENDES

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E ENERGIA

SECRETÁRIO DE ESTADO DO AMBIENTE
EMÍDIO FERREIRA DOS SANTOS SOUSA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA ENERGIA
MARIA JOÃO PEREIRA

MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E MODERNIZAÇÃO

SECRETÁRIA DE ESTADO DA IGUALDADE
CARLA DA CRUZ MOURO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA MODERNIZAÇÃO E DA DIGITALIZAÇÃO
ALBERTO MANUEL RODRIGUES DA SILVA

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PESCAS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA
JOÃO MANUEL MOURA RODRIGUES

SECRETÁRIA DE ESTADO DAS PESCAS
CLÁUDIA SOFIA GOMES MONTEIRO DE AGUIAR

SECRETÁRIO DE ESTADO DAS FLORESTAS
RUI MIGUEL LADEIRA PEREIRA

MINISTÉRIO DA CULTURA

SECRETÁRIA DA ESTADO DA CULTURA
MARIA DE LURDES DOS ANJOS CRAVEIRO

Artigo atualizado às 22h20 com a lista dos secretários de Estado.