Esta segunda-feira, os ministros das Finanças da Zona Euro reuniram-se em Bruxelas, naquela que será uma antecâmara para a votação do Ecofin sobre os processos de sanções a Portugal e Espanha, nada que tire o ânimo a Mário Centeno que chegou ao encontro de cachecol de Portugal ao pescoço.

O responsável não quis deixar de celebrar a vitória portuguesa no Euro 2016 e fê-lo junto dos colegas do Eurogrupo. A imagem foi captada por Pedro Moreira, jornalista da TVI, que partilhou a fotografia através da rede social Twitter.

Depois da Comissão Europeia adoptar, na semana passada, a recomendação que abre o caminho à aplicação de sanções a Portugal e Espanha por défice excessivo, o processo passa agora para as mãos do Ecofin, tendo direito a voto apenas os países do euro.

Apesar de a votação ter lugar em sede de Ecofin, esta terça-feira, o assunto será abordado hoje no fórum de ministros das Finanças da Zona Euro (Eurogrupo). De referir que os Estados-membros visados não votam na decisão referente ao seu próprio processo (ou seja, Portugal participará na votação sobre o processo a Espanha, e Espanha vota relativamente a Portugal).

Se o Ecofin confirmar o parecer da Comissão Europeia, a Comissão tem 20 dias para recomendar a sanção a aplicar.

Em Portugal, para já, faz-se a festa. A Seleção Nacional aterrou em Lisboa ao início da tarde, tendo sido depois recebida no Palácio de Belém pelo Presidente da República. Segue-se um périplo de celebração pela capital, com milhares de portugueses na rua para celebrar com os heróis deste campeonato europeu de futebol.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.