Em declarações à Lusa, o capitão do porto de Faro, Nuno Cortes Lopes, avançou que o fenómeno "semelhante a um pequeno tornado", que se poderá ter começado a formar na Praia de Faro, ocorreu cerca das 17:30, sem provocar danos pessoais.
"Dez ou 15 embarcações que estavam fundeadas viraram-se ao contrário, mas nenhuma está à deriva", precisou o também comandante da Zona Marítima do Sul, acrescentando que, para já, não existe perigo para outras embarcações.
O vento forte destruiu também os vidros que ladeiam uma esplanada situada em frente à doca de Faro, partindo também vidros de viaturas que se encontravam estacionadas no local.
Segundo Nuno Cortes Lopes, à exceção das barras marítimas de Portimão e Lagos, todas as outras barras do Algarve estão fechadas, ou seja, as de Alvor, Albufeira, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.
Aquele responsável apelou à precaução por parte dos profissionais ligados ao mar, mas também por parte dos pescadores lúdicos e cidadãos, que devem evitar passear em molhes, no topo de arribas ou em zonas próximas do mar.
Comentários