O novo mercado ficará situado junto à rua Américo Couto, apresentando-se "como um paralelepípedo recortado que se estrutura em dois níveis", segundo o projeto apreciado pelo executivo municipal liderado por Rui Marqueiro.

"O volume central mais elevado pretende-se afirmar pela sua simplicidade formal, contrastando com o jogo cromático dos painéis em policarbonato (branco, verdes, púrpura) inspirados no brasão da Mealhada, nas fachadas nascente e poente e que proporcionam a entrada de luz no interior do mercado", explicou a autarquia no momento de apresentação do mercado.

Estruturado num único piso, o mercado terá 80 mesas de venda, divididas por duas filas. No espaço central ficarão as mesas de venda e bancas de apoio, num total de 40, enquanto à volta do terrado (zona central) serão criados espaços de venda individualizados, 14 lojas e dois estabelecimentos de bebidas com acesso pelo interior e exterior do mercado. Existirão ainda seis bancas apenas com acesso pelo interior do mercado.

A feira informal que se realiza semanalmente funcionará no exterior, contando com dois módulos subdivididos, cada um, em três espaços destinados a estabelecimento de bebidas.

"Toda a envolvente paisagística será requalificada, as áreas verdes propostas serão revestidas com prado sequeiro e propõem-se na frente nascente e norte a plantação de árvores autóctones de médio porte na marcação das áreas verdes do mercado", descreve a autarquia.

Os acessos rodoviários far-se-ão desde sul, a partir da rotunda Deus Baco, e desde Norte, pela Rua Dr. Américo Couto e que se ligam, respetivamente, à EN1/A1 e à EN1/IC2.

A adjudicação da empreitada do mercado da Mealhada surge poucos meses depois de a câmara ter apresentado um projeto de mais de um milhão de euros para requalificar o vizinho mercado da Pampilhosa.

Com um preço base de um milhão e 152 mil euros, o projeto prevê uma remodelação na íntegra, embora vá ser respeitada a traça original do edifício.

O mercado passará a ter dois pisos, funcionando o núcleo central no rés-do-chão, com as bancas do mercado, 18 lojas, oito apoios de loja, áreas técnicas e gabinetes de apoio ao mercado, instalações sanitárias, dois espaços polivalentes, elevador, arrumos e uma moradia unifamiliar de habitação do guarda do mercado.

O segundo andar será composto pelo varandim, dois espaços polivalentes e arrumos.

Um parque de estacionamento de apoio ao mercado será instalado num terreno contíguo, adquirido em março de 2016 pela câmara por 200 mil euros.