"O nosso papel no mundo, nesta área do conhecimento, ultrapassa a inevitável demonstração da competência clínica, técnica e científica, abraça e exprime uma capacidade particular de compreender e atuar nas múltiplas frentes que a gastrenterologia apresenta à escala global, nas vertentes de ensino, assistência e investigação", afirma Guilherme Macedo, citado em comunicado.

Para o médico português, a “muito prestigiada e universalmente aclamada Organização Mundial de Gastrenterologia com a nobre missão de promover a saúde digestiva” é uma plataforma de intervenção em todo o mundo, do mais desenvolvido ao menos apetrechado.

“É, sem dúvida, uma grande distinção para a gastrenterologia portuguesa. A presença portuguesa é muito marcante e agora reconhecida em todos os seus principais programas educativos e assistenciais”, sublinhou.

A Organização Mundial de Gastrenterologia, fundada em 29 de maio de 1958, é uma federação que engloba mais de 100 sociedades e associações nacionais de gastroenterologia, representando mais de 50.000 gastrenterologistas no mundo.