O casal fez, esta manhã, uma aparição pública com o filho  no interior do St George's Hall, no Castelo de Windsor.

Aos jornalistas, a duquesa de Sussex disse viver um momento “mágico”. “Tenho as duas melhores pessoas do mundo comigo e estou muito feliz”, disse Meghan.

Já Harry disse que “ser pai é incrível” e que, apesar de só terem passado dois dias desde o nascimento, o casal estava “encantado” por ter “a sua própria fonte de alegrias”, completando Meghan que o bebé tem “o mais doce dos temperamentos, é muito calmo” e que “tem sido um sonho”.

Meghan revelou também que hoje será o dia em que o bebé conhece os bisavós da parte do pai — a Rainha de Inglaterra, Isabel II, e o Duque de Edimburgo, Filipe  —, assim como a avó do lado da mãe, Doria Ragland, que voou de Los Angeles, nos EUA, para o Reino Unido.

Depois das primeiras fotos, o nome foi revelado ao final da tarde: Archie Harrison Mountbatten-Windsor. O anúncio, nas redes sociais da família real, foi feito acompanhado de uma imagem dos duques de Sussex junto da Rainha Isabel II e do marido, Filipe, Duque de Edimburgo — avós de Harry, bisavós de Archie — a olhar carinhosamente para o bebé. O afecto é partilhado pela mãe de Meghan, Doria Ragland, também na foto, que voou de Los Angeles, nos EUA, para o Reino Unido.

O bebé nasceu pelas 5:26 da manhã, na madrugada de 6 de maio, com 3,3 quilogramas. "O duque de Sussex estava presente para o nascimento", sublinhou no dia o Palácio de Buckingham.

"Estou muito feliz em anunciar que a Meghan e eu tivemos um bebé esta manhã [dia 6], um bebé muito saudável", afirmou o duque de Sussex, bastante sorridente, à imprensa em Windsor, cidade a cerca de 40 quilómetros a oeste de Londres.

“Ambos estamos absolutamente encantados e gratos por todo o amor e apoio de todos. Foi incrível, portanto só queríamos partilhar isso com todos", referiu Harry, acrescentando que ainda estavam a pensar num nome para o bebé.

Recorde-se que Harry, de 34 anos, e Meghan, de 37, afirmaram anteriormente que só dariam notícias sobre o nascimento após terem a oportunidade de o celebrar em privado com a família.

O bebé é o sétimo na linha de sucessão no trono, atrás do Príncipe de Gales, o Duque de Cambridge, os seus filhos — o Príncipe George, a Princesa Charlotte e o Príncipe Luís — e o Duque de Sussex. O novo bebé real é o oitavo bisneto da Rainha Isabel II.

De acordo com a BBC, o bebé não se vai tornar automaticamente um príncipe, sendo uma decisão a cargo da Rainha de Inglaterra. Para já, o título hereditário que o filho de Harry e Meghan vai receber é o de “Earl” (o equivalente inglês a Conde) de Dumbarton.

O casal anunciou publicamente a gravidez no dia 15 de outubro de 2018.

[Notícia atualizada às 17h36 com o nome do bebé real]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.