Em declarações à agência Lusa, o presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Jorge Delgado, disse que “o recorde absoluto de procura alcançado em 2017 reforça a linha de crescimento que o Metro apresenta praticamente desde o primeiro ano de operação”.
“É um resultado notável, mas que apenas faz aumentar a nossa responsabilidade e a nossa exigência no sentido de continuar a prestar um serviço de muita qualidade à população. Por outro lado, estes números - a somar aos estudos técnicos muito profundos e às decisões tomadas pelo Governo e, em concreto, pelo Ministério do Ambiente quanto à expansão da rede - são mais um dado que contribui para as expectativas que todos temos quanto à justificação e à viabilidade económica das novas linhas”, acrescentou.
De acordo com os dados de 2017, ainda preliminares, o metro totalizou 60,6 milhões de validações, o que corresponde a um crescimento de 4,5% face aos 58 milhões de 2016.
Os números demonstram que “todas as linhas da rede deram um contributo positivo para o crescimento, com destaque, em termos absolutos, para o tronco comum Senhora da Hora–Estádio do Dragão”, responsável por quase 50% do aumento das validações, com um acréscimo de cerca de 1,3 milhões de clientes e uma subida de 4,1%, referiu fonte da empresa.
Mas também a Linha Amarela, que liga o Hospital de São João a Santo Ovídio (Vila Nova de Gaia) se destaca, uma vez que “representa um terço dessa subida, com mais de 800 mil novos clientes, equivalente a 4,9% de crescimento”.
Jorge Delgado acrescentou que analisa os números alcançados em 2017 num quadro de “aumento da atividade económica e do emprego na Área Metropolitana do Porto, o que gera maiores necessidades de mobilidade aos cidadãos, e também de crescimento do turismo”.
O responsável destacou ainda “a elevada qualidade do serviço e a fiabilidade, que são os principais fatores que fazem do Metro uma referência de confiança”.
Em termos percentuais, a Linha Violeta (E), que serve o aeroporto do Porto, foi a que mais cresceu (11%), o que leva a Metro do Porto a estimar que, em 2017, mais de 1,9 milhões de pessoas tenham utilizado o metro em deslocações de e para o aeroporto.
A Linha Azul (A) registou um crescimento de 5,8%, a Vermelha (B) de 2,8%, a Verde (C) de 2,9% e a Laranja (F) de 4,6%.
“O crescimento foi razoavelmente estável durante todo o ano e verificou-se em praticamente todos os meses. Todos os trimestres tiveram comportamento positivo face ao período homólogo”, concluiu.
Oficialmente inaugurado a 07 de dezembro de 2002, o Metro do Porto abriu portas aos passageiros no dia 01 de janeiro do ano seguinte, com o início da operação da Linha Azul, entre a Trindade (Porto) e a Senhora da Hora (Matosinhos).
Atualmente o Metro conta com seis linhas e 82 estações, numa extensão total de 67 quilómetros.
Está já prevista a extensão da rede, com uma ligação entre São Bento e a Casa da Música (Linha Rosa) e com o prolongamento da Linha Amarela até Vila D’Este (Vila Nova de Gaia), num investimento de cerca de 4,7 milhões de euros.
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