Os jovens encontravam-se naquela estância turística a participar numa viagem de finalistas do ensino secundário.

Segundo fonte da PSP, metade dos mil estudantes já saíram do hotel de regresso a Portugal.

A polícia portuguesa está a acompanhar o caso em colaboração com as autoridades espanholas.

A notícia foi hoje avançada pelo jornal Correio da Manhã (CM). Adianta o jornal que parte dos alunos foram expulsos logo na sexta-feira, tendo os outros recebido ordem de saída este sábado.

Detalha a TVI24 que o comportamento desordeiro, relacionado com o consumo de álcool, esteve na origem da expulsão.

Milhares de estudantes do ensino secundário portugueses estão em várias localidades do sul, de Espanha em viagens de finalistas. Benalmádena, Marina D'Or e Punta da Umbria são alguns dos destinos escolhidos.

No passado, acidentes trágicos marcaram estas viagens de finalistas em Espanha. Em 2012, um jovem de 17 anos faleceu ao cair da janela do 5º andar do empreendimento hoteleiro onde estava alojado em Lloret del Mar, Espanha. Tratava-se de um aluno da Escola Secundária de Castro Verde. Dois anos antes, em 2010, um outro jovem português, também de 17 anos, morreu na sequência de uma queda da varanda de um hotel na mesma localidade.

Em março 2016, a GNR levou a cabo uma operação denominada "Spring Break", que visava "prevenir a adoção de comportamentos de risco por parte da população jovem que se desloca nesta altura do ano para o sul de Espanha e para a Catalunha".

Na primeira fase da operação, realizada entre 14 a 17 de março, a GNR realizou 368 ações de sensibilização a 12.280 alunos. Na segunda fase, entre 18 e 28 de março, foram registadas três contraordenações por consumo de droga.  À data, foram também fiscalizados 233 veículos nas fronteiras terrestres de Vilar Formoso (Guarda), Caia (Portalegre) e Vila Real de Santo António (Faro).

Esta operação contou com a colaboração das autoridades espanholas.