Dario Fo, que morreu precisamente no dia em que está prevista a atribuição do Prémio Nobel da Literatura de 2016, estava internado num hospital de Milão há alguns dias devido a problemas respiratórios, avançaram os media italianos, citados pela agência espanhola Efe.

O dramaturgo e ator italiano nasceu a 24 de março de 1926 no pequeno município de Santiago, província de Varese (norte) e, apesar de ter estudado pintura e arquitetura, foi sobretudo conhecido pela faceta de dramaturgo, que lhe valeu o Nobel da Literatura em 1997.

Durante a carreira, esteve acompanhado pela mulher, a atriz Franca Rame, que morreu em 2013, e com a qual formou um binómio intelectual consagrado essencialmente a um teatro político e satírico através do qual narraram os problemas da sociedade do seu tempo.

Ao longo da carreira publicou mais de 100 obras teatrais, que ele próprio interpretava, e numerosos livros.

O mais recente, publicado em setembro, incide na figura do investigador Charles Darwin: “Somos macacos por parte do pai ou da mãe?”. Continha questões sobre a origem da vida e estava ilustrado com os seus desenhos.

Também no livro que publicou pouco antes de completar 90 anos, “Dario e Deus”, no qual dialoga com a jornalista Giuseppina Manin, o Nobel se interroga sobre a religião e a espiritualidade, sob um ponto de vista irónico e satírico, características que sempre definiram as suas obras.

Em 1969, estreou uma das suas obras teatrais mais aplaudidas e influentes, “Mistério Bufo”, em que aborda algumas passagens bíblicas ao estilo dos trovadores medievais.

Em 1970, apresentou outra das suas obras primas, “Morte Acidental de um Anarquista”, em que recorda a estranha morte do combatente Giuseppe Pinelli, que em 1969 se atirou da varanda da sede da Polícia de Milão, onde estava detido.

O seu ativismo político foi especialmente relevante nos convulsos Anos de Chumbo, entre os anos 70 e 80, quando criou a organização “Socorro Vermelho Militante” para proporcionar assistência legal aos presos políticos da esquerda.

Na década de 90 estreou “O Papa e a Bruxa”, obra em que representa um pontífice autor de uma encíclica inverosímil, na qual defendia a liberalização da droga, o controlo da natalidade e o regresso da Igreja à pobreza.

Os dardos de Fo vão em todas as direções, desde a defesa da desobediência civil em “Aqui Não Paga Nada”, à história alternativa do descobrimento espanhol da América em “Isabel, Três Caravelas e Um Castelo”.

Nos anos dos governos de Silvio Berlusconi os seus espetáculos e monólogos estavam destinados a ridicularizar o governante com o seu habitual sarcasmo.

Destacou-se também pela pintura, sobretudo na última etapa.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, lamentou a morte do escritor, considerando que Itália "perdeu um dos grandes protagonistas do teatro, da cultura e da vida civil". Renzi destacou a "herança de um grande italiano do mundo”, apontando "a obra satírica, a pesquisa, o trabalho cénico e a atividade artística multifacetada”.

(Notícia atualizada às 11h54)

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