A informação foi avançada pelo ex-agente do ator, que confirmou à BBC que este faleceu esta segunda-feira de manhã numa unidade de cuidados de saúde. Gorden Kaye tinha 75 anos.

Kaye assumia na famosa série de comédia britânica o papel de René Artois, dono de um café francês na altura em que França estava ocupada pelos alemães, durante a II Guerra Mundial. Criada por Jeremy Lloyd e David Croft, 'Allo 'Allo! foi produzida pela BBC, durante uma década, de 1982 a 1992.

Este figurou nos 84 episódios da sitcom britânica, transmitidos em Portugal pela RTP. A última vez que a série regressou ao pequeno ecrã foi em 2007, numa edição especial.

Nascido a 7 de abril de 1941, em Huddersfield, Inglaterra, Kaye fez a sua grande estreia em televisão na novela Coronation Street, onde representava Bernard Butler, sobrinho de Elsie Tanner.

Gorden Kaye foi sobretudo um ator de comédia, em televisão, tendo participado, desde os anos 1960, em algumas dezenas de séries de ficção. O ator entrou ainda no filme "Brazil: O outro lado do sonho" (1985), de Terry Gylliam, um clássico futurista de culto onde contracenou com nomes como Robert De Niro, Bob Hoskins, Jim Broadbent ou Jonathan Pryce (o ‘Alto Septão’/'High Sparrow' da série Guerra dos Tronos).

"Gorden Kaye era um ator de comédia fantástico cujo papel de assinatura, René Artois, conquistou o seu lugar no passeio da fama da comédia", disse à BBC Shane Allen, responsável de comédia na BBC. "Ele foi fundamental para que  'Allo 'Allo! fosse uma série com tanta longevidade e tão querida. O seu trabalho permanece e os nossos pensamentos estão com os seus amigos e familiares nesta hora triste", acrescentou.

No final de 2015, 'Allo 'Allo! foi adaptada para o palco por Paulo Sousa Costa, numa peça que contou com as interpretações de João Didelet (no papel que era precisamente o de Gordon Kaye, René Artois), Joaquim Horta, Luís Esparteiro ou Mariana Monteiro.

Recorde aqui o emblemático genérico da série britânica, que esteve 10 anos no ar, em mais de 80 episódios.

Nuno Markl já lamentou a morte do ator nas redes sociais:

Também Piers Morgan, conhecido apresentador britânico, publicou no Twitter uma nota de pesar pela morte de Gordon Kaye, lembrando-o como um “maravilhoso ator de comédia".

Vicki Michelle, que contracenou com Kaye precisamente em 'Allo 'Allo!, lamentou a morte do ator dizendo que "nunca mais existirá outro René", personagem emblemática que antigo colega protagonizada na série.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.