A chanfana, enquanto prato tradicional à base de carne de cabra assada em vinho tinto, e a caprinicultura são “dois pontos fortes” do programa da POIARTES – Mostra de Artesanato, Gastronomia e Caprinicultura, a que se juntaram nos últimos anos os setores agrícola, comercial e industrial, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara.

João Miguel Henriques salientou “a importância de promover produtos e empresas” locais, com uma “forte aposta” na agropecuária, um setor que “contribui para o desenvolvimento do concelho”, no distrito de Coimbra.

Consta do programa, entre outras iniciativas, a atuação de bandas musicais e cantores como Paulo Gonzo e Mickael Carreira.

Estão inscritos mais de 150 expositores, numa mostra diversificada, organizada pela Câmara Municipal, cujo orçamento ronda os 150 mil euros, montante que “aumentou ligeiramente - 10 a 20 mil euros” - em relação ao ano passado, afirmou o presidente da autarquia.

“Temos algum retorno, mas a maior fatia cabe à Câmara de Vila Nova de Poiares”, contando a organização com o apoio de “patrocinadores e algumas receitas”, designadamente da inscrição dos expositores, acrescentou.

Em 2016, o executivo liderado por João Miguel Henriques, que se recandidata ao cargo nas próximas autárquicas, criou o programa “Poiares Capriland”, em torno da criação de caprinos, o que tem gerado “um intenso diálogo com os diferentes atores locais, na tentativa de promover o desenvolvimento de uma marca âncora que potencie não só a economia, como também a atratividade do território para as pessoas e o investimento, aliada à divulgação das formas tradicionais de expressão dos saberes autênticos e genuínos” da população.

“O trabalho desenvolvido, que conta com importantes parcerias do domínio científico, académico e empresarial, tem resultado na concretização de importantes avanços, com vista ao desenvolvimento de ideias de negócio e produtos diferenciadores e inovadores”, segundo a página da autarquia na internet.

João Miguel Henriques apresentou hoje, em Coimbra, o programa da POIARTES 2017, numa conferência em que também intervieram o vice-presidente da Câmara, Artur Santos, e os presidentes da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e da Turismo Centro de Portugal, João Ataíde e Pedro Machado, respetivamente.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.