A iniciativa, que tem como lema "Coimbra 2000 anos", junta os oito parceiros da rede de museus da cidade, que vão revelar, em visitas guiadas, "um capítulo dessa história milenar, formatando-o a partir das suas coleções e acervos", anunciou a organização, em nota de imprensa, frisando que, neste evento, cada museu "se constitui como uma peça no processo de descoberta de uma Coimbra com uma história mil vezes reinventada".

As visitas guiadas, de entrada gratuita, mas condicionada ao número de lugares disponíveis, arrancam já no sábado, no Museu Nacional Machado de Castro, que se propõe a apresentar um outro olhar sobre o criptopórtico romano de Aeminium, que terá sido construído em meados do século I.

Durante o ano, decorrem oito visitas guiadas (de janeiro a dezembro com exceção de maio, junho, julho e agosto) nos oito núcleos museológicos da rede, sempre às 10:00.

Na iniciativa, os interessados poderão ouvir falar da história do abastecimento de água à cidade no Museu da Água, da relação entre a Casa Museu Bissaya Barreto e a cidade, dos percursos do iluminismo a partir do Museu da Ciência ou da correspondência da Irmã Lúcia no seu Memorial.

As marcações para as visitas guiadas poderão ser feitas junto do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, entidade que coordena atualmente esta rede de museus.

"Durante os primeiros anos [da rede] celebrou-se essencialmente em conjunto o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus. Eram essas as duas atividades que programávamos em conjunto. Agora, queria-se fazer mais para lá desses dois eventos", explicou à agência Lusa Carla Coimbra, conservadora da coleção de antropologia do Museu da Ciência.

Segundo Carla Coimbra, surgiu a ideia de "fazer uma pequena programação anual" que junta todos os parceiros e com um tema que fosse transversal a todos os espaços museológicos.

Sendo assim, cada um dos núcleos propõe-se a revelar "uma particularidade da sua coleção ou um espaço do seu edifício a partir de visitas guiadas", revelando "um episódio da história de Coimbra", referiu.