No tempo das redes sociais, foi através de um tweet que Nitin Gadkari divulgou a sua ideia. O tweet tornou-se viral e a sua intenção está a espalhar-se pelo mundo. O objetivo é diminuir a ameaça de morte na estrada, num país em que, segundo a organização Mundial de Saúde, cerca de 200 mil pessoas são vítimas de acidentes rodoviários.
We are trying out 3D paintings used as virtual speed breakers to avoid unnecessary requirements of speed breakers pic.twitter.com/M5r6zkO6uU
— Nitin Gadkari (@nitin_gadkari) 26 de abril de 2016
A ideia de Nitin Gadkari é usar a ilusão de ótica graças à perspetiva em três dimensões como alternativa às lombas. “Estamos a tentar usar pinturas em 3D para serem usadas como redutores de velocidade virtuais de forma a evitar outro tipo de estruturas do mesmo género”, explicou o ministro dos Transportes no seu tweet.
O caso está, no entanto, a dividir opiniões. Se por um lado há quem apoie a ideia do ministro, há quem se questione sobre a eficácia da ação, uma vez inevitavelmente, os condutores vão acabar por se adaptar a esta “realidade virtual”.
No entanto, este tipo de sinalização já se encontra a ser testado em outros países da Ásia.
Comentários