Christina Koch e Anne McClain iam fazer o passeio junto da Estação Espacial Internacional, numa operação que estaria a ser apoiada, em terra, por Mary Lawrence e Kristen Facciol. O anúncio do feito histórico foi notícia no início de março.

Agora a NASA (agência espacial norte-americana) informou que a missão histórica vai ter de esperar. O motivo? A indisponibilidade de fatos de tamanho adequado.

Anne McClain, uma das astronautas que iria participar na intervenção de sexta-feira, percebeu no seu último passeio espacial que precisará de uma parte de cima do fato de tamanho médio, e até sexta-feira não é possível disponibilizar dois, anunciou a NASA esta segunda-feira.

Trata-se, no fundo, da “camisa do fato espacial”, explica a NASA.

“Como só um tamanho médio pode estar pronto até sexta-feira, dia 29 de março, [a astronauta] Koch vai usá-lo”, lê-se no comunicado da agência espacial norte-americana.

A missão, que se destina a instalar novas baterias nos painéis solares da estação, vai ser realizada na mesma, mas será operada por uma equipa mista: Christina Koch e Nick Hague.

O passeio espacial de dia 29 será o segundo de uma série de três, tendo o primeiro sido realizado no passado dia 22 de março por Nick Hague e Anne McClain, para quem a saída foi uma estreia. A operação demorou seis horas e 39 minutos.

A última intervenção desta série está prevista para dia 8 de abril com a participação de Anne McClain e David Saint-Jacques.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.