Gordon Blackmore, residente local de Cape Ray, Newfoundland (comunidade com cerca de 350 habitantes), estava a caçar aves quando viu um mancha grande negra em águas um pouco turvas, algo que não estaria ali numa visita anterior. À imprensa canadiana, a mãe de Blackmore confirmou a situação, afirmando ser "extraordinário, não há muitas mais palavras para explicar".

Esta comunidade é conhecida por estar na costa sudoeste de Newfoundland, onde existe uma história muito grande com a ilha denominada "The Rock", onde se encontram pelo menos oito navios que naufragaram devido às más condições.

Segundo Neil Burgress, presidente da Sociedade de Preservação de Navios Naufragados de Newfoundland e Labrador, suspeita-se que a combinação de erosão e das forças causadas pela tempestade Fiona tenham levado os destroços para Cape Ray.

"É um cenário possível. Isto é um grande evento".

Nas redes sociais, as imagens da situação têm percorrido mundo. O governo da província já reuniu uma equipa para visitar os destroços e investigar mais sobre o navio."É uma parte da nossa história que acaba de ser despertada. Alguns descendentes continuarão a querer saber os nomes e os locais onde os seus antepassados se perderam nas águas geladas das nossas costas. Seria bom para todos nós se pudéssemos oferecer alguma história e um lugar para recordar. Pelo menos, um marco. Esta é a nossa história. Vamos descobrir", escreveu Elizabeth Gover, uma residente, na página do Facebook da comunidade.