A queda de neve durante a noite provocou o corte de duas estradas nacionais em dois concelhos a norte do distrito de Viseu, disse hoje à agência Lusa o Comando Operacional de Operações de Socorro (CDOS).

“Em Cinfães, a Estrada Nacional (EN)321 está cortada na zona de Tendais e, em Resende, a EN 553 encontra-se cortada à circulação em São Cristóvão, na freguesia de Felgueiras”, explicou a fonte.

Segundo a mesma fonte, as estradas estão cortadas desde as 08:52.

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão também cortadas devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

De acordo com a fonte, às 09:00, a circulação rodoviária está proibida nos troços Piornos/Torre, Torre/Lagoa Comprida, Lagoa Comprida/Loriga e Lagoa Comprida/Sabugueiro, Sabugueiro/Cruzamento de Gouveia, Sabugueiro/Penhas Douradas/Manteigas e Manteigas Piornos.

À mesma hora, só se mantinham abertos os troços Covilhã/Piornos e Seia/Sabugeiro.

No distrito de Castelo Branco, há condicionamento na Estrada Nacional 18, na zona de Alpedrinha (Fundão) e na A23, na zona dos túneis da Gardunha, sendo que a circulação se faz apenas por uma faixa de rodagem em cada sentido.

Os distritos de Castelo Branco e da Guarda estão sob aviso amarelo devido à queda de neve, entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, devido à queda de neve acima dos 1.600 metros, são previstas perturbações nestes dois distritos, como, por exemplo, "vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores devido à acumulação de neve" e ainda "abastecimentos locais prejudicados".

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu muito nublado, sendo por nuvens médias e altas até início da manhã.

Estão também previstos períodos de chuva fraca e dispersa, mais frequente a partir do final da tarde, e que a ocorrer será sob a forma de neve acima de 600/800 metros de altitude, subindo a cota para 1200/1400 metros ao longo do dia.

A previsão aponta também para vento moderado de este-nordeste, sendo forte nas terras altas, por vezes com rajadas até 80 quilómetros por hora até meio da manhã, diminuindo de intensidade a partir do meio da tarde.

O IPMA prevê ainda formação de gelo e geada no interior e descida da temperatura mínima.

No sul prevê-se céu muito nublado, com boas abertas a partir do final da tarde e períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoadas a partir do final da manhã, e que poderão ser sob a forma de neve na serra de S. Mamede até início da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, sendo do quadrante leste no Alto Alentejo até início da manhã, tornando-se moderado a partir da tarde, e por vezes forte na costa sul do Algarve e nas terras altas, rodando gradualmente para o quadrante oeste e descida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -1 graus Celsius (na Guarda) e os 11 (em Faro) e as máximas entre os 8 (na Guarda) e os 18 (em Faro).