Sob aviso amarelo estão os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora e Beja.

O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente tempo quente com períodos de céu muito nublado, subida da temperatura máxima no litoral, neblina ou nevoeiro matinal na faixa costeira a norte do Cabo raso.

A previsão aponta também para aguaceiros, que localmente serão acompanhados de trovoada, granizo e rajadas de vento, em especial nas regiões Norte e Centro.

Está ainda previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte nas terras altas.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15ºC em Viana do Castelo, Braga e Leiria e os 23ºC em Portalegre e as máximas entre os 30ºC em Aveiro e os 39ºC em Évora.

Cerca de 60 concelhos de oito distritos em perigo máximo

Cerca de 60 concelhos de oito distritos de Portugal continental apresentam hoje um perigo máximo de incêndio devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo máximo de incêndio estão concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.

O IPMA colocou também mais de 60 concelhos dos distritos de Braga, Coimbra, Leiria, Beja, Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado de incêndio.

O perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até domingo devido à previsão de tempo quente.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.