Depois da tomada de posse, discursam a presidente da Assembleia Legislativa, Ana Luís, e o presidente do Governo Regional, seguindo-se uma sessão de apresentação de cumprimentos nos Passos Perdidos do parlamento.
Nesse momento, as entidades convidadas cumprimentam a presidente do parlamento, o representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino, e o presidente do Governo Regional e restantes membros do executivo.
Após a revisão constitucional de 2004, o Governo Regional deixou de tomar posse perante o representante da República, passando a fazê-lo perante o parlamento regional.
O executivo açoriano vai ter seis caras novas e soma uma nova secretaria regional, num governo em que transitam do anterior o presidente, o vice-presidente, Sérgio Ávila, e três secretários.
Sérgio Ávila (pastas do Emprego e Competitividade Empresarial) mantém-se num cargo que já exerceu nos três anteriores executivos regionais, a vice-presidência, na Secretaria Regional da Solidariedade Social continua Andreia Cardoso e na Secretaria Regional da Educação e Cultura Avelino Meneses.
Já Vítor Fraga, que tinha as pastas do Turismo e Transportes, que incluía as Obras Públicas e a Energia, passa a tutelar Transportes e Obras Públicas.
O Turismo, a Energia e o Ambiente – a nova secretaria - ficam nas mãos de Marta Guerreiro e Gui Menezes assume a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.
Rui Luís tem a tutela da Saúde e João Ponte a Agricultura e Florestas.
O elenco do XII Governo Regional dos Açores fica completo com Berto Messias, que vai assumir as funções de secretário regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, e Rui Bettencourt, secretário regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas.
O PS venceu as eleições regionais de 16 de outubro, conquistando a quinta maioria absoluta consecutiva para o partido, a segunda sob liderança de Vasco Cordeiro.
Comentários