Centenas de milhares de jovens manifestaram-se pelo mundo naquela que foi anunciada como a maior mobilização jamais organizada para exigir aos adultos ações contra as alterações climáticas.

Greta Thunberg, que participará na manifestação de Nova Iorque, apelou hoje num vídeo à juventude para se preparar para o combate.

No entanto, a mobilização de hoje não se limitou às camadas mais jovens. Dos mais novos aos mais velhos, milhões de pessoas juntaram-se esta sexta-feira em marchas contra as alterações climáticas. No total, mais de cinco mil eventos estavam previstos em todo o planeta.

Quando o sol nasceu no Pacífico, na Austrália, mais de 300 mil pessoas – jovens, pais e outros cidadãos – concentraram-se em várias cidades. Mais do dobro do que em março, num primeiro movimento similar.

Milhares de pessoas desfilaram também nas Filipinas, um arquipélago igualmente afetado pela subida dos oceanos provocada pelo aquecimento global.

Em Berlim, na Alemanha, a principal manifestação partiu da emblemática Porta de Brandeburgo.

De 21 a 23 de setembro, nas Nações Unidas, em Nova Iorque, vão realizar-se vários encontros pelo clima, a começar com uma Cimeira da Juventude no sábado e a terminar na segunda-feira com uma reunião de líderes políticos, que pretende que os líderes mundiais mostrem a vontade de tornar os seus planos de redução de emissões de CO2 mais ambiciosos.

O secretário-geral da ONU pediu a todos os dirigentes mundiais que levem à cimeira de Nova Iorque planos concretos e não discursos. Estes são alguns pontos essenciais sobre emissões de gases com efeito de estufa e alterações climáticas para perceber porque é que António Guterres convocou esta cimeira.

A 27 de setembro realiza-se a assembleia-geral da ONU, estando marcada para esse dia outra greve global. Portugal estará representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes.

(Notícia atualizada às 17h53)

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.