Ao fim da tarde, António Costa deixou de lado o papel de primeiro-ministro e, como secretário-geral do PS, esteve no Cais do Sodré, em Lisboa, na assinatura de um compromisso para a mobilidade pelos autarcas e candidatos do PS a 17 câmaras da área metropolitana.

Depois, com uma comitiva de socialistas que integrava a secretária-geral adjunta do partido, Ana Catarina Mendes, Costa fez o curto percurso de cacilheiro entre Lisboa e Almada, e foram alguns os populares que tiraram uma fotografia com o chefe do Governo.

Do outro lado, em Cacilhas, o secretário-geral do PS passou por um quiosque onde um DJ metia a música "Bazuka", dos Batida, projeto que cruza influências angolanas e portuguesas - enquanto a candidata à câmara de Almada, Inês de Medeiros, arriscava uns passos de dança, Costa e Ana Catarina Mendes aproveitaram para beber uma imperial.

"Esta fui que lhe paguei", atirou um dos presentes, cerca das 19:30.

Depois, deu-se um comício em Almada, na Costa de Caparica, que decorreu ao começo da noite, e posteriormente António Costa deslocou-se até Setúbal, onde reiterou a defesa da política económica do seu Governo - a noite acabará ainda com uma breve passagem pelo Barreiro.

No fim de semana, o líder do PS estará no Algarve e no Alentejo, apoiando diversas candidaturas socialistas em vários municípios destas regiões.

Nos últimos dias de campanha para as autárquicas de 01 de outubro, tem sido a secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, a liderar a caravana do PS país fora, com António Costa a estar ausente do país e a falar recentemente em Nova Iorque, nas Nações Unidas, como primeiro-ministro de Portugal.