A GNS Science, uma agência neo-zelandesa que monitoriza a actividade sísmica, a emissão de gases vulcânicos e as variações de temperatura para definir os níveis de alerta, diz que nas últimas duas semanas, aproximadamente, a temperatura do lago na cratera do Ruapehu subiu 25 graus, estando presentemente nos 45 graus Celsius. Nos últimos seis anos tem havido vários episódios cíclicos de subida de temperatura, mas sem que ocorram erupções.

O vulcanólogo Brad Scott disse ao site noticioso neo-zelandês Stuff que é seguro visitar o parque, uma vez que este aquecimento é normal e ocorre em ciclos que duram de 9 a 14 meses. "Estamos a assistir a mais sinais de vida por parte do vulcão mas quando há perturbações não há necessariamente uma erupção. O vulcão pode dar sinais de actividade e depois voltar a acalmar".

As últimas erupções significativas, mas que não chegaram a ser classificadas como 'importantes', ocorreram em 1967, 1971 e 1975.

O parque Nacional de Tongariro foi o cenário escolhido para Mordor, o domínio de Sauron na trilogia "O Senhor dos Anéis", de Peter Jackson.