“Resvalaram, mas tudo faremos para que estejam concluídas até ao próximo verão”, afirmou o governante, na audição no âmbito da apreciação na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017).
Questionado sobre o atraso nas obras da estrada nacional que atravessa o Algarve, Pedro Marques adiantou que os trabalhos de requalificação da EN125, suspensos desde meados de junho, devem ser retomados no final deste ano ou início de 2017, assim que terminarem as negociações em curso com a concessionária Rotas do Algarve Litoral.
“A retoma ocorrerá quando a negociação com a concessionária estiver concluída. Espero que seja no final deste ano ou no início do próximo ano. Não há nenhuma razão para não estarem concluídas ate ao verão”, declarou.
As obras que ficam de fora da concessão com os privados serão realizadas pela Infraestruturas de Portugal (IP) e serão calendarizadas de acordo com a sua prioridade de execução, acrescentou.
Ainda sobre os projetos da rodovia, Pedro Marques rejeitou que o Governo tenha abandonado o projeto do IP3, contrapondo que o anterior executivo apenas estava “na fase do ‘power point'”.
“O que é espantoso é que o líder do vosso partido [PSD] – faltava pouco para as eleições – foi à apresentação de um ‘power point’ da Via dos Duques, quando não havia nada”, criticou o governante, adiantando que o Governo está a realizar o estudo prévio para definir a intervenção a fazer naquela via que liga Coimbra a Viseu.
Entretanto, adiantou, prosseguem “intervenções urgentes para garantir a segurança”, nomeadamente na sinalização vertical e horizontal.
Comentários