A obra tem conclusão prevista para o final do ano de 2020 e será executada pelo consórcio composto pelas empresas Somague, Sociedade de Montagens Metalomecânicas e STAP–Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas.

De acordo com as Infraestruturas de Portugal (IP), a consignação é “o início formal da obra”, que será assinalada numa cerimónia no edifício da Experiência Pilar 7, em Lisboa, pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

“As intervenções de manutenção a realizar na Ponte 25 de Abril serão executadas em períodos de menor fluxo de tráfego, nomeadamente em período noturno e em dias não úteis, de modo a não interferir com a normal circulação rodoviária e ferroviária”, informou a IP no seu sítio da internet.

A obra na ponte que liga as duas margens do Tejo entre Lisboa e Almada foi adjudicada em setembro e, na altura, a IP referiu que “as intervenções previstas incidem sobre elementos metálicos da ponte suspensa e em elementos de betão armado pré-esforçado do viaduto de acesso norte”.

Trata-se de “trabalhos de construção metálica, soldadura, reposição localizada da proteção anticorrosiva, substituição de elementos não estruturais, limpeza, tratamento e pintura pontual de superfícies de betão”, especificou então a IP.

Em março, a revista Visão noticiou que o Governo tinha recebido um mês antes um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil que alertava para a necessidade de “medidas urgentes” de reparação, depois de “terem sido detetadas ‘fissuras’ numa zona estrutural da travessia”.

Na altura, o presidente executivo da IP, António Laranjo, disse que a obra de reparação da Ponte 25 de Abril não era urgente, que se houvesse perigo a infraestrutura “estaria fechada” e indicou que ia ser lançado um concurso de reabilitação.

Na nota de imprensa enviada a propósito da consignação da obra, a IP refere que os trabalhos de manutenção “foram identificados no âmbito das atividades regulares de inspeção e de monitorização do comportamento estrutural da Ponte 25 de Abril”.

Inicialmente, a IP tinha estimado que os trabalhos seriam orçados em 18 milhões de euros, mas o consórcio vencedor – entre seis – apresentou uma proposta inferior, no total de 12,6 milhões de euros.

Servindo atualmente cerca de 300 mil utentes todos os dias, por rodovia e ferrovia, a Ponte 25 de Abril foi inaugurada a 6 de agosto de 1966, sendo, na altura, a maior estrutura metálica suspensa da Europa e a quinta maior a nível mundial.

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