O edifício, situado na zona oeste da capital vietnamita, ficou em grande parte destruído pelas chamas, de acordo com imagens publicadas por meios de comunicação social estatais, que mostraram também pilhas de metal retorcido espalhadas nas proximidades.

A polícia disse ter sido alertada para o incêndio por volta das 23h00 (16h00 em Lisboa) de quarta-feira, altura em que o edifício tinha “muitas pessoas presas” no interior.

As equipas de socorro acorreram ao local e conseguiram retirar sete pessoas com vida, duas das quais foram levadas para o hospital. Onze foram encontradas mortas.

“A polícia suspeita que o café tenha sido incendiado [deliberadamente]” e “deteve o autor”, declararam as autoridades policiais de Hanói, em comunicado.

Testemunhas disseram aos meios de comunicação social estatais que o incêndio era tão grande que ninguém se atreveu a tentar salvar as pessoas que se encontravam no interior.

“Gritámos pelas vítimas presas, mas não ouvimos ninguém a pedir ajuda no edifício”, disse Nguyen Minh Hung, que se encontrava nas proximidades, ao jornal vietnamita Dan Tri.