Duas chávenas de chá? Sim, na reunião anual do Congresso Nacional na China o Presidente Xi Jinping tinha algo que todos os outros representantes não tinham: duas chávenas de chá.

Esta reunião, conhecida como "Duas Sessões" é o equivalente a um parlamento, em teoria. Basicamente, é onde se passam as leis e se tomam decisões, que já foram tomadas.

Em relação às chavenas, a editora para os assuntos da Ásia e do Pacifico da BBC, Celia Hatton, explicou que: "o simbolismo é muito importante na política chinesa. No tempo dos Imperadores, apenas eles podiam usar robes amarelos. Portanto, algo tão insignificante como duas chávenas de chá fazem o Presidente Xi Jinping ser diferente".

Por vezes, Xi Jinping afirma o seu poder de forma mais clamorosa, por exemplo, quando o seu antecessor Hu Jintao foi quase "arrastado" na reunião do ano passado, ainda desconhecendo-se as razões. Xi Jinping continua de "mão forte" à frente dos destinos da China, continuando a fazer grandes reformas, sempre mostrando em pequenos gestos (as duas chávenas) que tem o controlo total.