A notícia foi confirmada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e divulgada pelo Vatican News nas redes sociais.
De momento, a agenda desta sexta-feira está cancelada e também não existem eventos no calendário de sábado.
De recordar que, a 29 de março, o Papa Francisco deu entrada "no Hospital Gemelli de Roma para alguns exames previamente programados". No mesmo dia foi confirmado que tinha uma infeção respiratória e que iria ficar internado alguns dias.
O Papa já tinha estado internado neste hospital entre 4 e 14 de julho de 2021, após uma intervenção cirúrgica ao cólon. Além disso, Francisco removeu parte de um pulmão na juventude e sofre de ciática crónica.
Recentemente, o pontífice tem vindo a falar sobre os problemas no joelho que o fizeram deslocar-se muitas vezes em cadeira de rodas, mas colocou sempre de lado a hipótese de uma intervenção cirúrgica.
Associado aos problemas de saúde veio também a questão da renúncia, com Francisco a afirmar que ocupa uma posição vitalícia e que a renúncia do Papa Bento XVI foi uma exceção. Contudo, soube-se que escreveu uma carta de renúncia dois meses depois da sua eleição.
"Fiz isso caso tivesse algum problema de saúde que me impedisse de exercer o meu ministério e não estivesse plenamente consciente e em condições de renunciar", disse o Papa ao Civita Cattolica.
Comentários