"Bom dia, Ucrânia!" É assim que Oleksiy Danilov, o Secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, legendou a publicação que fez no Twitter em reação à explosão que destruiu parcialmente a ponte Kerch, que liga a Rússia à Crimeia.
No vídeo, é possível ver fotografias dos danos causados à ponte lado a lado com a célebre atuação da atriz Marilyn Monroe quando cantou os parabéns a John F. Kennedy quando este era presidente dos EUA, em 1962.
A inclusão desse momento icónico é uma referência ao facto de esta sexta-feira, 7 de outubro, ter sido o dia de aniversário de Vladimir Putin, presidente da Rússia, servindo assim de provocação ao líder do Kremlin.
Já Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministro da Administração Interna da Ucrânia, tem partilhado vários memes, desde uma montagem de Putin a fazer uma contagem para a explosão da ponte até à sugestão jocosa de que foi artilharia ucraniana a flutuar em barcos insufláveis a disparar sobre essa infraestrutura.
Entretanto, os artistas ucranianos Andrusiv V., Serdyukov O., Kalinovska Y. e Visich M. apressaram-se a criar uma peça a satirizar a explosão: um quadro em tamanho grande, a imitar um selo postal, onde se vê a ponte a sofrer explosões.
Este objeto, colocado nas ruas de Kiev, tem vindo a ser alvo de atenção, com vários transeuntes a parar para tirar fotografias.
Quando ao ato em si, o Comité Nacional Anti-Terrorismo da Rússia indicou hoje, tal como a Agência Nacional Antiterrorista, que, segundo informações preliminares, se tratou da explosão de sete tanques de combustível de um comboio que se dirigia para a península da Crimeia. O ato causou pelo menos três mortes.
Neste momento, ainda não houve quer a reivindicação da autoria deste ato da parte da Ucrânia nem uma acusação formal da parte da Rússia — sendo que as autoridades da Crimeia já disseram que estas explosões deveram-se a "vandalismo ucraniano".
A ponte é um ponto de acesso chave que a Rússia construiu depois de ter ocupado e anexado a Crimeia da Ucrânia, em 2014, em violação do direito internacional.
[Notícia atualizada às 14:19]
Comentários