A nova oficina Lu Ban (nome de um antigo artesão chinês), que vai ser inaugurada durante a visita oficial de dois dias do Presidente da China a Portugal, corresponde a um investimento global de 500 mil euros.

Trata-se da única oficina Lu Ban a ser instalada em Portugal e a sexta no mundo, depois da Índia, Reino Unido, Indonésia, Tailândia e Paquistão, os outros cinco países que já têm oficinas Lu Ban.

Segundo o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, a oficina Lu Ban vai permitir o desenvolvimento de novas competências, designadamente "nas áreas da automação da robótica e da informática aplicada ao processo produtivo".

De acordo com o responsável do IPS, a oficina Lu Ban da Escola Superior de Tecnologia do IPS deverá também permitir o desenvolvimento de "metodologias de ensino e aprendizagem mais práticas e uma maior ligação à indústria da região, porque os equipamentos em causa também vão ser disponibilizados para projetos conjuntos com as empresas".

Por outro lado, o IPS terá uma colaboração constante do corpo docente da Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade (EVME) de Tianjin, de quem passará a ser parceiro privilegiado.

"Estamos a falar da iniciativa da nova Rota da Seda, um programa do governo chinês de ocidentalização da sua economia, que, neste caso, é financiada pela escola chinesa de mecânica e eletricidade e pelo governo de Tianjin", disse Pedro Dominguinhos.

De acordo com o responsável do IPS, os novos parceiros chineses avaliaram também os politécnicos de Leiria e Lisboa antes de escolherem o Instituto Politécnico de Setúbal.

"A própria oficina Lu Ban prevê a produção de materiais para serem partilhados entre Portugal e a China e também o intercâmbio de docentes e estudantes da China para Portugal e de Portugal para a China", frisou o presidente do IPS.

A inauguração da nova oficina Lu Ban em Indústria 4.0 está marcada para as 16:20 de hoje, com as presenças do presidente do Governo Municipal de Tianjin, Zhang Guoqing, do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, dos presidentes das instituições de ensino envolvidas, Pedro Dominguinhos, do IPS, e Zhang Weijin, da EVME de Tianjin, e da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.