"Quer um Whopper com ou sem carne?". No futuro, poderá ser atendido desta forma no Burguer King. A nova aposta da cadeia de hambúrgueres, com restaurantes em Portugal, não tem carne — " 100% Whopper, 0% carne". A versão do famoso "Whopper" foi desenvolvido em parceria com a Impossible Foods, uma empresa com sede na Califórnia e que produz produtos substitutos à base de plantas. Esta é uma aliança entre a cadeia de fast-food, que promove a sua devoção à carne, e uma startup comprometida em fazer as pessoas pararem de comer carne, lembra o The New York Times.

Escreve o The Guardian que o “Impossible Whopper” foi projetado para "sangrar" como um hambúrguer convencional e usa levedura geneticamente modificada para produzir heme, uma proteína que imita o sabor da carne.

Christopher Finazzo, presidente da cadeia norte-americana, citado pela publicação britânica, defende que os novos sabores "alternativos" são tão bons quanto os reais. "Fizemos uma prova cega com nossos franqueados, com pessoas no escritório, com os meus parceiros na equipa executiva, e praticamente ninguém consegue sentir a diferença", disse.

Na sua oferta, o Burger King já tem, há vários anos, um hambúrguer vegetariano. No entanto, acredita a cadeia, a diferença entre a opção vegetariana e o novo Whopper sem carne pode despertar a curiosidade e o gosto em mais consumidores.

O “Impossible Whopper”, por enquanto apenas disponível em 59 restaurantes da cadeia na área de St. Louis, nos EUA, custa mais 1 dólar do que a versão de carne bovina. A empresa tem planos para disponibilizar o novo hambúrguer em todas as filiais do país se tudo a novidade for aceite com sucesso em Saint Louis.

A inovação parece, no entanto, não ter agradado a todos e não foi imune a críticas. A levedura geneticamente modificada, a falta de ingredientes orgânicos, a soja processada, o alto teor de gordura saturada e o sal têm preocupado alguns críticos, revela também o The Guardian. O novo hambúrguer também tem sido criticado por ativistas dos direitos dos animais por a empresa que o criou testar produtos em ratos.