“Tendo em conta que se observam vários grevistas na organização de navegação aérea de Orly”, a Direção-Geral da Aviação Civil (DGAC) “solicitou às companhias aéreas que reduzissem o seu planeamento de voos em 50% a partir das 13:00″ (12:00 em Lisboa), informou a administração em comunicado.

O outro grande aeroporto da região de Paris, o Roissy-Charles-de-Gaulle, não está a ser afetado por esta paralisação, assim como os centros de navegação aérea que acompanham os aviões já em voo sobre o território francês, assegurou a DGAC.

De acordo com fontes aeroportuárias citadas pela agência France-Presse, estes cancelamentos representaram “25 chegadas e 22 partidas” de aeronaves em Orly, principalmente em rotas domésticas e com países da zona Schengen.

Nas últimas semanas, centenas de milhares de franceses têm se manifestado nas ruas contra a reforma do sistema de pensões proposta pelo Presidente Emmanuel Macron.

A proposta do Governo já está na Assembleia Nacional, mas a ministra Elisabeth Borne já avisou que o aumento da idade da reforma, atualmente nos 62 anos e que pode evoluir para 64 ou mesmo 65, “não é negociável”.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.