Pedro Passos Coelho assumiu esta posição em declarações à agência Lusa, em Vila Velha Rodão, no âmbito de uma ação de campanha de apoio à candidatura autárquica social-democrata naquele município do distrito de Castelo Branco.

O comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Rui Esteves, apresentou hoje a demissão, que foi aceite pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Para Pedro Passos Coelho, porém, "o importante é a resposta que o Estado tem dado junto das populações e dos territórios face às emergências que têm ocorrido".

"Isso sim, temos estado a acompanhar. O PSD não deixará de promover todos os esforços necessários para que se apurem responsabilidades e sobre que medidas se devem tomar", declarou o presidente dos sociais-democratas.

Nas últimas semanas, Rui Esteves, que hoje se demitiu das funções de comandante operacional da ANPC, esteve envolvido em polémicas sobre a forma como obteve a sua licenciatura e, também, por ter desempenhado esse cargo de comandante operacional em acumulação com o lugar de diretor do aeródromo de Castelo Branco.