Entre os 1.131 delegados que votaram, 1.116 votaram a favor, 11 abstiveram-se e quatro votaram contra na eleição que decorreu, à porta fechada, no Complexo Desportivo "Cidade de Almada", entre as 19:00 e as 21:00, anunciou Luísa Araújo, membro do secretariado nacional do PCP, numa declaração aos jornalistas sem direito a perguntas.

A lista, proposta pelo anterior Comité Central, conta com 146 membros, 22 dos quais estreantes - 14 homens e oito mulheres, com uma média de idade de 37 anos -, enquanto outros 25 membros deixaram de constar deste órgão.

A média etária do novo elenco, que conta com a maioria dos elementos da anterior direção, nomeadamente o líder, Jerónimo de Sousa, situa-se nos 48 anos, com 25% de mulheres (37) e 62% de funcionários do partido.

As ocupações profissionais do conjunto de dirigentes distribuem-se por operariado (46%), intelectuais e quadros técnicos (32%), empregados por conta de outrem (21%) e estudantes (1%).

Há quatro anos, no mesmo local, o Comité Central do PCP foi eleito com 97 por cento dos votos, 14 votos contra e 21 abstenções.

No domingo, terceiro e último dia do congresso comunista, serão divulgados os membros dos organismos executivos - Secretariado Nacional e Comissão Política - e também da fiscalizadora Comissão Central de Controlo.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.