Um suspeito foi morto pela polícia esta sexta-feira durante um ataque em Glasgow no qual seis pessoas ficaram feridas, incluindo um agente, anunciou a polícia escocesa no Twitter.

Segundo o comissário assistente da polícia da Escócia, Steven Johnson, citado pela agência Associated Press (AP), um dos feridos no incidente, que ocorreu cerca das 13:15 locais (mesma hora em Lisboa), é um agente policial que foi transportado para um hospital da cidade, encontrando-se “em estado crítico, mas estável”.

Johnson adiantou que a polícia continua a investigar o incidente e pediu à população para evitar deslocações à zona, onde se mantém um forte dispositivo policial.

“Pedimos à população que não especule sobre o incidente ou partilhe informações não confirmadas nos meios de comunicação social”, acrescentou, sublinhando que o incidente está controlado e que não há já qualquer ameaça para o público, uma vez que as forças de segurança não estão à procura de mais ninguém.

Craig Milroy, que testemunhou o rescaldo do incidente, relatou à AP disse ter observado quatro pessoas a serem colocadas dentro de outras tantas ambulâncias.

“Vi um homem no chão, um afrodescendente, sem os sapatos. Estava a ser acompanhado por uma outra pessoa a seu lado. Não sei se foi um ferimento por uma bala, por uma faca ou outra arma qualquer”, contou.

Milroy acrescentou que o homem foi um dos quatro que foram transportados de ambulância para o hospital, sublinhando acreditar que se trata de uma vítima do incidente.

As imagens que estão a passar nas televisões mostram polícias a entrar num edifício e uma grande quantidade de veículos da polícia e de emergência.

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, já referiu que os relatos iniciais são “verdadeiramente terríveis” e que está ainda a receber informações.

Por seu lado, o homólogo britânico, Boris Johnson, afirmou estar “profundamente triste pelo terrível incidente em Glasgow” e que os seus pensamentos estão virados para “todas as vítimas e respetivos familiares”.

Antes, na rede social Twitter, uma mensagem da Federação da Polícia Escocesa indica que percebe que os familiares dos agentes policiais de Glasgow estejam ansiosos a ouvir as notícias e garantiu que a família do policial ferido já foi avisada e que está a receber apoio.

Segundo a AP, na zona, nomeadamente na West George Street, mantém-se um forte contingente policial, bem como mais de uma dezena de veículos das forças de segurança.

Num boletim sobre o tráfico divulgado hoje, o Conselho Municipal de Glasgow indicou que, devido a um “acidente policial sério”, várias ruas estavam encerradas.

O incidente ocorre menos de uma semana depois de três homens terem sido esfaqueados fatalmente no último sábado em Reading, oeste de Londres.