O estudante de enfermagem, originário de Arras (Pas-de-Calais), estava a passar uns dias na região por ocasião das festas de Mont-de-Marsan.
Um dia, ao fim da tarde, avistou um octogenário que corria em direção ao rio, nas margens do Midouze. “Ele disse-me 'vou saltar'. Eu disse-lhe 'não, não saltes, não saltes', mas ele saltou”, contou à estação de rádio France Bleu Gascogne.
Acompanhado pela sua namorada, Hugo H. chamou os serviços de emergência. Enquanto esperavam pela sua chegada, puseram-se a caminho para encontrar o octogenário, antes de se juntarem a outras duas pessoas e três polícias, refere o Le Parisien.
Os jovens viram então que o homem "tinha caído numa árvore, meio dentro de água" e que "estava a agarrar-se". Por isso, optaram por formar "uma corrente humana para o pôr em segurança”. O octogenário saiu ileso e foi levado para o hospital.
A polícia condecorou o jovem pela sua atitude, com a atribuição de uma medalha na passada sexta-feira.
"A Polícia Nacional das Landes felicita-o pela sua ação e sublinha o seu comportamento exemplar", foi referido na publicação no Facebook que regista o momento da condecoração.
Comentários