Na Galiza, o Partido Popular (PP) confirma-se como o grande vencedor. As sondagens apontavam nesse sentido e, com 83% dos votos contados, é clara a reeleição com maioria absoluta do actual presidente da Xunta, Alberto Núñez Feijóo, que concorreu pelo PP. O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) foi mesmo ultrapassado na segunda posição pelo En Marea (coligação que agrupa, entre outros, os partidos de esquerda Podemos e Esquerda Unida) na região que faz fronteira com o norte de Portugal.
Desde que a Galiza tem parlamento próprio, nunca tinham estado inscritos tantos eleitores como neste domingo: um total de 2.701.837 pessoas com direito de votar e escolher a décima Junta Autonómica ("Xunta de Galicia", em Galego). Apesar do crescimento do número de eleitores, este deve-se maioritariamente ao aumento do número de emigrantes com recenseamento, uma vez que os eleitores residentes na Galiza são menos cerca de 44 mil.
No País Basco, , com 99% dos votos contados, sai vencedor, como esperado também, o Partido Nacionalista Basco (PNV, conservador nacionalista), ainda que sem maioria absoluta, seguido pelo EH Bildu (Euskal Herria Bildu - coligação de vários partidos regionais de esquerda e independentistas), do Podemos, PSOE e PP.
Comentários