Fonte da Presidência da República adiantou à Lusa que Marcelo Rebelo de Sousa homenageia esta tarde na Câmara do Porto, numa cerimónia à porta fechada, sete personalidades do Norte, citando Germano Silva, Valente de Oliveira, Amândio Secca, o nadador salvador Eduardo Raposo Rodrigues de Sousa e João Francisco do Casal, fundador das motos Casal (ambos de Aveiro).

A imposição de insígnias do Presidente da República, com hora de início marcada para as 15:30, distinguirá ainda José Manuel Gonçalves Oliveira, diretor do serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave, em Famalicão e o empresário da região de Braga, Avelino Gonçalves do Carmo, do grupo Navarra Alumínios.

Germano Silva, de 85 anos, começou a ganhar a vida como marçano num retroseiro, foi operário fabril numa fábrica de fósforos e jornalista, tornou-se especialista em história do Porto e recebeu em 2016 o título de doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto.

Valente de Oliveira, de 80 anos, é um histórico social-democrata que foi cinco vezes ministro mas que se desfiliou do partido no verão para ser mandatário da recandidatura do independente Rui Moreira à Câmara do Porto

Amândio Secca preside à Cooperativa Árvore, uma instituição fundada em 1963 no Porto, pela defesa e divulgação cultural.

Eduardo Raposo Rodrigues de Sousa, conhecido como “Atita” ou “tubarão dos mares”, tem 84 anos, tendo nascido e crescido na Beira Mar, em Aveiro.

Figura mítica, muito acarinhada pelos aveirenses, este professor de natação dedicou-se desde cedo ao desporto e relata ter salvado mais de 30 vidas nas águas do oceano e da ria.

Quanto a João Francisco do Casal nasceu em 1922 em Aveiro.

Na década de 1960 fundou aquela que é considera a maior e mais importante empresa portuguesa do setor das 'duas rodas' – a Metalurgia Casal, fabricante do tão famoso modelo «Casal-Boss».

O empreendedor aveirense foi também pioneiro da formação profissional.

José Manuel Gonçalves Oliveira, diretor do serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave, tem 66 anos e distingue-se pela solidariedade, somando mais de mil consultas gratuitas por ano a crianças oriundas de famílias carenciadas.

Além de ter criado a consulta social de Pediatria no Hospital de Famalicão, direcionada para a comunidade cigana e para as famílias mais carenciadas, dedica, desde 1982, uma tarde por semana às crianças do Centro Social Padre David de Oliveira Martins, em Ruílhe, no concelho de Braga.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.