Os troféus, criados pelo artista plástico André Tecedeiro, serão entregues aos premiados numa cerimónia a realizar em 11 de janeiro, em Lisboa, que assinalará simbolicamente os 10 anos sobre a aprovação parlamentar do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A lista de premiados inclui também as jornalistas Aline Flor (Público) e Joana Martins (RTP), a Câmara Municipal de Almada e as juntas de freguesia de Campolide e da Misericórdia, em Lisboa, o humorista Diogo Faro, o Grupo Desportivo Estoril Praia e o vocalista Alex D’Alva Teixeira, da banda D'Alva.

Os Prémios Arco-Íris são atribuídos anualmente pela ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e visam distinguir pessoas ou entidades que se destacam pelo seu trabalho na "luta contra a discriminação em função da orientação sexual, da expressão e identidade de género e características sexuais" em Portugal.

Adicionalmente, o apresentador de televisão José Carlos Malato receberá um Prémio 'ex-aequo' e o Setor de Humanização do Instituto de Apoio à Criança um Prémio Amplos.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.