O presidente da China, Xi Jinping, vai participar na 22.ª edição da cimeira de chefes de Estado da Organização para a Cooperação de Xangai, adianta a Xinhua, agência de notícias estatal.

O encontro terá lugar na cidade de Samarkand, no Uzbequistão entre 14 e 16 de setembro. Jinping aproveita a deslocação para efetuar duas visitas de Estado, ao país anfitrião da cimeira e ao Cazaquistão, naquela que será a primeira viagem do presidente da China ao estrangeiro desde a pandemia de Covid-19.

A informação adiantada pela imprensa internacional diz que este será o primeiro encontro cara-a-cara entre Xi Jinping e Vladimir Putin desde a invasão russa à Ucrânia. Segundo o The Interpreter, o presidente da Índia, Narendra Modi também estará presente para discutir "o papel" do seu país na estratégia geopolítica da região.

A Organização para Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em Inglês) é uma organização intergovernamental política, económica e militar da Eurasia, que foi fundada em 2001 em Xangai pelos líderes da China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão e Uzbequistão. A Índia e o Paquistão também são membros da organização tendo o Irão acabado de se juntar (2021).