Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou já estar bem, embora ainda se sinta "um bocado fraco", tendo modificado a sua agenda devido aos conselhos dos médicos.

Marcelo sofreu "intoxicação alimentar aguda que deu uma desidratação. Somada à temperatura que estava, deu uma queda abrupta de tensão", explicou.

"Quando estava a acabar a visita ao Bom Jesus senti que não me estava a sentir bem e que ia desmaiar a qualquer momento. Ainda pedi água, mas não deu tempo para isso", detalhou o Presidente da República.

No hospital, Marcelo Rebelo de Sousa fez soro para resolver a desidratação. Contudo, a agenda está cancelada. "Recomeço na segunda-feira, não posso pôr em causa a visita a Washington para onde parto na terça-feira de manhã. Daqui a uma semana, se correr bem à seleção, [tenho que] ir à Rússia e antes disso tenho compromissos aí pelo país. Abrando agora hoje porque é prudente. O resto está marcando, está marcado", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

"A minha grande pena é que era um sonho o S. João de Braga. Eu já estive no Porto, este ano tinha reservado Braga, ia matar saudades. Tinha aí um grande programa, uma grande noite, fica para o ano, está marcado para o ano", garantiu.

O Presidente da República deixou ainda um elogio a toda a equipa que se ocupou dele. "Fui muito bem tratado pelo INEM e pelo hospital".

Segundo uma nota divulgada no portal da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa "teve esta manhã uma ligeira indisposição à saída da Basílica do Bom Jesus", em Braga.

"Por precaução, seguindo conselho médico, deslocou-se ao Hospital de Braga, sendo de esperar uma adaptação do programa previsto para este fim de semana", lê-se na mesma nota.

O Presidente da República sentiu-se mal hoje, pelas 12:48, e foi amparado por elementos do seu gabinete, no final de uma visita ao Santuário do Bom Jesus, em Braga, tendo sido depois transportado pelos seguranças para um hotel próximo, constatou a agência Lusa no local.

Menos de uma semana depois da formalização da candidatura das Festas de São João de Braga a Património Cultural Imaterial, Marcelo Rebelo de Sousa tinha previsto passar hoje o dia na cidade, começando por visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte ao final da manhã.

Da agenda do Presidente da República hoje em Braga, divulgada na sexta-feira constava, além da visita ao Santuário do Bom Jesus, a presença na abertura oficial das Festas de S. João, às 15:00, na Praça do Município, uma iniciativa no antigo Hospital de S. Marcos, às 16:30, e a inauguração de uma estátua a S. João, às 19:00.