Em mensagem publicada na página da internet da Presidência, o chefe de Estado, que se encontra em França, enviou “as mais sinceras condolências à família enlutada e aos amigos do jovem [de 20 anos] tão tragicamente desaparecido”, desejando “rápida recuperação a todos os feridos”.
Um jovem morreu e 30 pessoas ficaram feridas com depois de o autocarro onde seguia o grupo de finalistas do ensino secundário se ter despistado no IP2, no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, e foram transferidas para os hospitais de Abrantes e de Portalegre, segundo a Proteção Civil.
Anteriormente, fontes da Proteção Civil e da GNR tinham indicado que a vítima mortal tinha 20 anos e que o acidente tinha provocado quatro feridos graves e 29 ligeiros. Porém, mais tarde, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde assegurou que não houve feridos graves.
O despiste ocorreu no Itinerário Principal 2 (IP2), entre o nó de Arez e a Barragem de Fratel, pelas 17:56, e provocou a morte a um rapaz de 18 anos.
O autocarro transportava, além do motorista, 48 passageiros, sobretudo jovens, entre os 18 e os 23 anos, provenientes da Covilhã e de Belmonte, que estavam a regressar de uma viagem de finalistas a Espanha, segundo fontes da Proteção Civil e da GNR.
Os feridos foram transferidos, na sua maioria, para o Hospital de Abrantes, que receberá três feridos graves e 16 ligeiros. Para o Hospital de Portalegre foram encaminhados 11 feridos ligeiros e um grave e para o de Castelo Branco foram conduzidos dois feridos ligeiros, segundo a mesma fonte.
O IP2 foi cortado nos dois sentidos e o acidente está a ser investigado pelo Núcleo de Investigação de Crimes de Acidentes de Viação (NICAV) da GNR. Pelas 20:55 estavam ainda no local 96 operacionais e 41 veículos.
[Notícia corrigida às 23:31 — revê em baixa o número de feridos graves, que passa de quatro para zero]
Comentários