Segundo o IPMA, as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) vão estar sob aviso amarelo a partir das 11:00 locais de terça-feira (mais uma hora em Lisboa) até às 11:00 de quarta-feira por causa das previsões de agitação marítima, com ondas de sudoeste.
O aviso amarelo está também relacionado com o aumento da intensidade do vento, nas Flores e Corvo, entre as 11:00 locais de terça-feira e as 19:00.
Também as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) vão estar sob aviso amarelo devido às previsões de agitação marítima, com ondas de oeste/sudoeste, válido das 17:00 de terça-feira às 11:00 de quarta-feira.
A meteorologista do IPMA nos Açores, Elsa Vieira, adiantou à agência Lusa que a aproximação de uma depressão com um sistema frontal associado irá provocar o aumento da intensidade do vento, que poderá chegar até 90 quilómetros por hora e ondas que poderão atingir entre os seis e os sete metros.
Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) emitiu um alerta a recomendar que sejam tomadas medidas de autoproteção, nomeadamente a consolidação de telhados, portas e janelas, o corte ou poda de árvores próximas em risco de queda, assim como o reforço das amarrações de embarcações ou a sua permanência em local seguro.
A Proteção Civil açoriana pede ainda especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas e desaconselha a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos ou passeios à beira mar.
O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Comentários