O projeto chama-se "Caleidoscópio" e irá desenvolver-se nos próximos três anos letivos em todos os estabelecimentos de ensino do município de Vila Franca de Xira, desde o pré-escolar ao ensino secundário, referiu à agência Lusa o presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS).
"As questões ligadas à violência escolar e ao abandono escolar preocupam-nos e temos vindo ao longo do tempo a desenvolver alguns projetos que agora queremos aprofundar", explicou o autarca.
A primeira atividade integrada neste projeto realiza-se esta tarde na Escola Básica 2,3 de Vialonga, incidindo sobre ‘bullying’ e ‘ciberbullying’. Os alunos irão "aprender a lidar com estes conflitos" na sessão.
"O objetivo passa, essencialmente, por atuar precocemente sobre estas questões, sensibilizando assim as crianças e prevenindo que elas se desenvolvam mais tarde", apontou o autarca.
Nesse sentido, Alberto Mesquita referiu que já existem outras sessões agendadas sobre temáticas como violência no namoro, abandono escolar ou animação de recreios, dirigidos aos alunos, docentes, assistentes operacionais e famílias.
"Vila Franca de Xira é um território relativamente pacífico, mas existem situações de violência. A ideia é mesmo atuar para que essa violência não atinja dimensões incontroláveis", sustentou.
O projeto "Caleidoscópio" representa um investimento total de 1.160 euros, dos quais 50% são comparticipados pelo Fundo Social Europeu e os restantes (580 mil euros) pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
"Trata-se de um investimento avultado, mas que era absolutamente necessário. Acreditamos que terá repercussões muito positivas no futuro", perspetivou.
Comentários