"Orgulhamo-nos muito por termos conseguido aumentar a base de participação política entre os portugueses na América", disse Jim McGlinchey, fundador do projeto e seu diretor entre 1999 e 2009.

O Portuguese-American Citizenship Project foi um esforço apartidário, que visava incentivar os portugueses a tornarem-se cidadãos norte-americanos e a exercerem o seu direito de voto.

Nos últimos 16 anos, o projeto colaborou com uma variedade de organizações nas comunidades imigrantes da Califórnia, Connecticut, Massachusetts, Nova Jérsia e Rhode Island.

"Temos a honra de ter trabalhado com numerosos líderes luso-americanos tanto em igrejas como em clubes, que se dedicam a promover a cidadania e o envolvimento cívico na comunidade luso-americana", disse McGlinchey.

O responsável acredita que o trabalho destas pessoas e organizações, que "na maioria das vezes é anónimo, principiou muito antes da fundação do projeto, e por certo irá continuar muito depois de o projeto cair no esquecimento."

O fim do projeto foi confirmado pelo atual presidente, Elmano Costa, avançando que a direção da organização votara na sua dissolução.