O anúncio foi feito uma semana após o Departamento de Justiça, dirigido por Pam, processar a "cidade-santuário" de Chicago e o Estado de Illinois pelo mesmo motivo.

Associações que disponibilizam apoio a migrantes:

JRS Portugal — O gabinete jurídico "tem como objetivo assessorar juridicamente os utentes no seu processo de regularização, bem como emitir pareceres e orientações técnicas internas em matérias de Lei de Estrangeiros, Lei de Asilo e legislação acessória". Saiba mais aqui.

Renovar a Mouraria — Centrada na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, esta associação ajuda com os processos de regularização de quem "vive, trabalha, estuda ou tem filhos que estudam" naquela zona. Conheça o projeto aqui.

Lisbon Project — Este projeto tem como objetivo "construir uma comunidade que integra e capacita migrantes e refugiados". Nesse sentido, tem também disponível um gabinete de apoio jurídico. Fique a par de tudo aqui.

Mundo Feliz — Esta associação ajuda os imigrantes no processo de regularização em Portugal e também na procura de emprego, entre outros serviços. Saiba mais aqui.

Linha de Apoio ao Migrante — Esta linha "tem como principal objetivo responder de forma imediata às questões mais frequentes dos migrantes, disponibilizando telefonicamente toda a informação disponível na área das migrações e encaminhando as chamadas para os serviços competentes". Contactos: 808 257 257 / 218 106 191. Mais informações aqui.

"Processamos Illinois, e Nova Iorque não nos ouviu, optou por priorizar os imigrantes ilegais em vez dos cidadãos americanos. Isso acaba hoje", afimou a procuradora, dando a entender que usará o mesmo critério com qualquer outro estado.

A denúncia é direcionada à governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, à procuradora-geral daquele estado, Leticia James (ambas democratas), e a Mark Schroeder, do Departamento de Veículos Motorizados (DMV), esse último devido a uma disposição que determina que avisem "a qualquer estrangeiro ilegal quando uma agência federal de imigração solicitar informações sobre ele". "É inconstitucional", protestou Pam Bondi.

A procuradora queixou-se de que não é permitido aos policias de Nova Iorque comprovar o estatuto de residência dos motoristas envolvidos em infrações de trânsito. "Se detêm alguém e não têm acesso aos seus antecedentes, não sabem com quem estão a lidar?."

O presidente Donald Trump afirma que os imigrantes em situação irregular são criminosos, apesar das estatísticas mostrarem que os americanos cometem mais crimes per capita. Trump acusa as chamadas cidade-santuário de oferecer aos imigrantes "refúgios seguros, para evitar que eles sejam detetados pelas forças de ordem federais".

Além de Nova Iorque e Illinois, estão entre os "estados-santuário" Califórnia, Washington, Colorado, Connecticut, Massachusetts, Nova Jérsia e Oregon. Algumas cidades, como Houston, Los Angeles, Chicago, Atlanta, São Francisco e Washington, também aplicam políticas de proteção aos imigrantes.