Depois de liderar o município do Crato, no distrito de Portalegre, entre 1997 e 2009, o socialista José Correia da Luz, de 70 anos, voltou a candidatar-se em 2013 e reconquistou a autarquia aos comunistas.

Natural da freguesia de Gáfete, no concelho do Crato, e advogado de profissão, José Correia da Luz desempenhou as funções de vereador sem pelouros entre 2009 e 2013, quando a câmara era gerida pelo comunista e antigo autarca de Vendas Novas João Teresa Ribeiro.

O atual executivo municipal de Portalegre é composto por quatro eleitos da Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP), dois do PS e um da CDU.

A direção do movimento já anunciou que a atual presidente da câmara municipal, Adelaide Teixeira, vai recandidatar-se ao cargo, nas próximas eleições autárquicas.

O PSD vai apostar na candidatura de Armando Varela, que está a cumprir o terceiro e último mandato no município vizinho de Sousel.

Já o CDS-PP divulgou que vai candidatar o gestor Nuno Moniz ao município de Portalegre, ao passo que o Bloco de Esquerda vai avançar com a candidatura do fotógrafo Rui Cunha.

No distrito de Portalegre, com 15 concelhos, o PSD lidera em seis municípios (Alter do Chão, Arronches, Sousel, Fronteira, Marvão e Castelo de Vide).

O PS possui também seis câmaras (Campo Maior, Elvas, Ponte de Sor, Crato, Nisa e Gavião), a CDU lidera em duas autarquias (Avis e Monforte), ao passo que a Câmara de Portalegre é gerida pela CLIP.