Com esta opção, há um sério risco de se gerar um efeito centrípeto de Madrid relativamente a Lisboa”, alertam os socialistas, que lembram que aquela prioridade foi também reafirmada, há três semanas, pela Comissão Europeia.
Salientam que, entretanto, há um concurso público a decorrer para concretizar a ligação de Lisboa-Porto, “sendo expectável o avanço consecutivo entre Porto-Braga-Vigo”.
Assim, em função das prioridades de investimento assumidas na terça-feira pelo Governo, os parlamentares do PS querem saber se o Governo mantém o grau de prioridade na execução da ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Porto-Braga-Vigo ou se está prevista a sua recalendarização.
Caso se mantenha o grau de prioridade, os socialistas deputados querem saber “qual a calendarização prevista no plano do Governo”.
Na terça-feira, o Governo aprovou em Conselho de Ministros a antecipação da conclusão da linha ferroviária de alta velocidade Lisboa-Madrid, incluindo a terceira travessia do Tejo (Chelas-Barreiro), estimando que tudo possa estar pronto em 2034.
Também na terça-feira, em Madrid, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, disse que há consenso entre os governos de Portugal e Espanha em relação às ligações de comboio de alta velocidade e ao "mesmo grau de prioridade" que deve ter a linha entre Madrid e Lisboa e aquela que está prevista para unir Lisboa, Porto e Vigo (norte de Espanha).
"Nós queremos duas ligações a Espanha, pelo menos, e, portanto, para nós ambas têm importância", disse Paulo Rangel, que sublinhou que Portugal tem também "que acautelar" a ligação em alta velocidade das duas maiores cidades do país (Lisboa e Porto).
"Temos de ter os dois planos ao mesmo tempo", afirmou.
Nem Rangel nem o seu homólogo espanhol se comprometeram com um calendário para a concretização das ligações de comboio de alta velocidade entre Portugal e Espanha.
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