Eduardo Teixeira foi eleito vereador da Câmara de Viana do Castelo nas eleições legislativas de 2021, pela coligação PSD/CDS-PP.
Em comunicado enviado às redações, a concelhia social-democrata, liderada por Orlando Antunes, refere que “o facto de Eduardo Teixeira encabeçar a lista de candidatos a deputados por outro partido, não é mais do que oportunismo e uma tentativa clara de sobrevivência política”.
Eduardo Teixeira revelou hoje à Lusa ter cancelado a militância para encabeçar como independente a lista do Chega às eleições legislativas antecipadas de 10 de março por este círculo eleitoral, mas escusou-se a esclarecer se irá continuar a exercer o mandato de vereador na Câmara de Viana do Castelo.
“Confirmada a integração de Eduardo Teixeira nas listas de outro partido torna-se insustentável para o PSD e incompreensível pelos vianenses que este continue no cargo de vereador”, sublinha a concelhia do PSD.
A concelhia do PSD refere que Eduardo Teixeira já não é militante do PSD desde última quinta-feira e lamenta que alguém que militou no PSD durante 32 anos, e que exerceu vários cargos, inclusivamente o de presidente da concelhia, não saiba os estatutos do partido, no que diz respeito aos deveres dos militantes, ou que deles faça a interpretação mais conveniente consoante a situação em que se encontra”.
Na última quinta-feira, o presidente da distrital do PSD exigiu que Eduardo Teixeira se demita de vereador na Câmara de Viana do Castelo e se desfilie do partido, depois de ter sido anunciado como candidato do Chega às legislativas por André Ventura.
“O Eduardo Teixeira deve, imediatamente, demitir-se de vereador na Câmara de Viana do Castelo para que outro membro do partido possa assumir o lugar na vereação. Também deve pedir a desfiliação do PSD”, afirmou Olegário Gonçalves.
Até agora, Eduardo Teixeira dividia com Paulo Vale a bancada do PSD na Câmara de Viana do Castelo, lugar que já tinha ocupado no mandato autárquico de 2013 a 2017.
Também na quinta-feira, a concelhia do PSD de Viana do Castelo anunciou a retirada, com efeitos imediatos, da confiança política a Eduardo Teixeira, por desrespeitar aquela estrutura política e manchar o nome do partido.
Entre 2013 e 2017, Eduardo Teixeira, economista, foi deputado do PSD pelo círculo de Viana do Castelo.
Militante há cerca de 30 anos, Eduardo Teixeira liderou, durante vários anos, tanto a concelhia como a distrital do partido e desempenhou funções em órgãos nacionais.
Em 2013 e 2021 concorreu, pelo PSD, como cabeça de lista à presidência da Câmara de Viana do Castelo e das duas vezes perdeu para o socialista José Maria Costa, atual secretário de Estado do Mar.
Comentários